Julio Adrião. Louvável. Não conseguiria traduzir, aqui, em palavras, o que este ator constrói no palco. Durante um monólogo em que encena desde a índia do corpinho perfeito até o espanhol grosseiro e assassino, Johan Padan, o narrador-personagem italiano, conta suas aventuras na peça A descoberta das Américas através de onomatopéias, palavras e expressões. Sozinho em cena. Sem nenhum objeto como auxílio.
Confesso que quando vi o título nem me interessei pelo tema. Mas até eu, típica introvertida que costuma rir só por dentro em eventos artísticos e culturais, tive de ceder à performance que se desenrolava a quatro metros da minha poltrona, com apenas um ator multiplicado em vários, lotando o palco.
E tudo começa com uma fuga de Johan que o faz entrar na caravela “de um tal de Cristóvão” e seguir para Sevilha, onde ele começa a ter contato com as primeiras frutas típicas, índios e nativas sem muitas reservas, além de presenciar, assombrado, um massacre dos colonos sobre os colonizados.
Depois de um longo período, cansado e querendo voltar para casa, consegue partir numa embarcação acompanhado de quatro amigos. Mas eis que naufragam e o jeito é utilizar uns porcos que estavam no barco como novo meio de transporte aquático, já que, segundo a personagem, são animais que bóiam e possuem senso de direção infalível.
Assim, agarrados em porcos, chegaram à Flórida! Só não contavam com os índios locais que trocariam os cinco amigos por cinco caixotes de caranguejos com uma tribo canibal, habitante de outras terras.
Mas Johan, com seus métodos malandros, consegue se livrar do caldeirão e ainda se torna o Deus do Sol e da Lua.
Idolatrado e prevendo uma futura dominação e um novo massacre, tenta catequizar cerca de cinco mil nativos que ficam eufóricos com a idéia de uma nova religião.
Fazendo algumas mudanças nas histórias bíblicas para facilitar a compreensão dos índios, Johan substituiu a maçã pela manga, a pomba do Espírito Santo por Maria e os doze apóstolos foram divididos entre seis homens e seis mulheres. A única parte que os alunos suspeitaram de possível alteração foi no momento da explicação sobre a ressurreição, esta contada sem acréscimos nem cortes.
O tempo todo é como se estivéssemos lendo um livro ou escutando um conto de fadas. A ausência de cenário desperta nossa imaginação de acordo com o que vai sendo dito, expresso pelo rosto, corpo e por ruídos.
Confesso que quando vi o título nem me interessei pelo tema. Mas até eu, típica introvertida que costuma rir só por dentro em eventos artísticos e culturais, tive de ceder à performance que se desenrolava a quatro metros da minha poltrona, com apenas um ator multiplicado em vários, lotando o palco.
E tudo começa com uma fuga de Johan que o faz entrar na caravela “de um tal de Cristóvão” e seguir para Sevilha, onde ele começa a ter contato com as primeiras frutas típicas, índios e nativas sem muitas reservas, além de presenciar, assombrado, um massacre dos colonos sobre os colonizados.
Depois de um longo período, cansado e querendo voltar para casa, consegue partir numa embarcação acompanhado de quatro amigos. Mas eis que naufragam e o jeito é utilizar uns porcos que estavam no barco como novo meio de transporte aquático, já que, segundo a personagem, são animais que bóiam e possuem senso de direção infalível.
Assim, agarrados em porcos, chegaram à Flórida! Só não contavam com os índios locais que trocariam os cinco amigos por cinco caixotes de caranguejos com uma tribo canibal, habitante de outras terras.
Mas Johan, com seus métodos malandros, consegue se livrar do caldeirão e ainda se torna o Deus do Sol e da Lua.
Idolatrado e prevendo uma futura dominação e um novo massacre, tenta catequizar cerca de cinco mil nativos que ficam eufóricos com a idéia de uma nova religião.
Fazendo algumas mudanças nas histórias bíblicas para facilitar a compreensão dos índios, Johan substituiu a maçã pela manga, a pomba do Espírito Santo por Maria e os doze apóstolos foram divididos entre seis homens e seis mulheres. A única parte que os alunos suspeitaram de possível alteração foi no momento da explicação sobre a ressurreição, esta contada sem acréscimos nem cortes.
O tempo todo é como se estivéssemos lendo um livro ou escutando um conto de fadas. A ausência de cenário desperta nossa imaginação de acordo com o que vai sendo dito, expresso pelo rosto, corpo e por ruídos.
Merecidamente vencedor do Prêmio Shell 2005 de melhor ator, Adrião possui capacidade de concentração e técnica de respiração invejáveis. Utiliza como ninguém a rapidez que a comédia exige. Um suor que lhe cai como água para fazer parte da peça nos deixando exaustos e admirados com a aula de oratória, colocando no chão qualquer cursinho do tipo “a arte de falar em público”. São construções de falas perfeitas, sem qualquer escorregão durante os noventa minutos de apresentação.
Eleva nossa consciência. Revigora nossa relação com o teatro nos mostrando quão renovadora é essa experiência, naturalmente que do lado de cá da platéia, pois, como fica claro ao final da peça, certos papéis não podem ser exercidos pelos que apenas gostam disso ou daquilo. É preciso muito mais. Talento é essencial, fundamental. E Julio Adrião tem qualidade inata para fazer teatro.
Eleva nossa consciência. Revigora nossa relação com o teatro nos mostrando quão renovadora é essa experiência, naturalmente que do lado de cá da platéia, pois, como fica claro ao final da peça, certos papéis não podem ser exercidos pelos que apenas gostam disso ou daquilo. É preciso muito mais. Talento é essencial, fundamental. E Julio Adrião tem qualidade inata para fazer teatro.
20 comentários:
O Teatro tem essa função de arrebatar o espectador. Para isso, a energia do ator em cena é, realmente, imprescindível. Em um espetáculo como este, com um único ator, a presença cênica é determinante. O seu texto torna inquestionavel, o talento do profissional em questão, além de deixar todo mundo morrendo de vontade ir assistir à peça!
;-P
Uhmmm...fuquei com vontade de assitir!!! Teu texto me deu "água na boca". rs
Sara, acima de qualquer manifesto de uma fã por teatro, este teu estilo de texto deveria servir de exemplo para todos os futuros jornalistas deste país, já estou de saco cheio de ouvir na midia aquelas noticias trágicas manipuladas e parciais, gostaria de acompanhar mais o desenrolar da arte, como o teatro. Eu acredito que esse tipo de abordagem fosse consenso, o brasileiro teria uma visão crítica maior das coisas que o cerca, afinal de contas, a sensibilidade que uma mostra em palco exige do espectador aguça o nosso ego a ficar também mais sensível as coisas da sociedade, já que muitas dessas peças abordam como temática os problemas que nós como homens de sociedade temos para com nós mesmos, homens animais, afinal de contas, o inferno somos nós mesmos e não os outros, como disse certa vez um podre filósofo. Adorei o teu texto. Um beijo. António.
Maldita, maldita, maldita...
Só pra nos deixar com água na boca né! Estás escrevendo muito bem, faço questão de dizer.
Em Belém já tivemos dois monólogos interessantes: O Primeiro Milagre do Menino Jesus (ator Alberto Silva) e Dama da Noite (ator Cláudio Barros).
Não dá pra comparar é claro. Seria preciso assistir todas. Mas te digo o seguinte: a princípio não sou chegado a monólogos, mas confesso que tem uns que me surpreendem.
Belo texto, belo texto.
Um beijo
Texto tão delicioso quanto à peça...
Como consguistes sem a caneta BIC perdida relatar tão bem todos os passos de Adrião no palco??????
hehehehhhe
Parabéns!!! Eu fiquei com vontade de ver de novo. Agora.....tipo..
às vezes é legal ir no blog das amigas e comentar o texto delas..sabeee????? =)
Hey Sara,
I really like your blog. As soon as I read one of your stories completely, I will post a "real" comment here. But since you always write in portuguese it takes me a little longer...
How about writing some stuff in english??
Anyway, keep on posting stories here, so we all can enjoy your amazing writing skills!!
Beijo
teatro... acredita que eu nunca fui ver uma peça profissional nele?? nunca fui muito interessado nessa arte.
Mas assim... tem q avisar q tu vai contar a peça toda nos teus post ehehehhe, vai que alguem q nao goste de saber antes de ver fique chateado XD
abraços sara!
Hola Sara! Es un placer haberte conocido y haber conocido tu Blog! Creo que sos una persona muy inteligente y divertida. Espero que algún día podamos conocernos personalmente...
Obrigado pelas palavras sinceras Sara,
são comentários como o teu que aumentam minha responsabilidade e me encorajam a prosseguir com esse epetáculo.
Aproveito pra te convidar a aparecer, agora no Teatro dos Quatro, aqui no RJ, sempre às terças e quartas às 21:30h, até o final de Março 2008.
Não perca tb Ä Mulher que escreveu a Bíblia", com a Inez Viana...imperdivel,
bom dia e bom carnaval,
Julio
Puuuuxa, Julio Adrião!
Que bom que vc gostou.
Meu namorado que mora no rio vai te assistir.
Parabéns, pessoas q fazem oq amam são admiráveis.
Oi Sara,
Estava fuçando coisas sobre meu trabalho no google e acabei te achando.
Não sou um grande internauta e uso mesmo o email para as comunicações e trabalho.
Apesar disso, esto me rendendo e fazendo o site dos leões de circo...para Abril estará no ar.
Vc, elo que vejo, é uma formadora de opiniões e ficarei mais ligado no teu blog.
Vindo ao Rio avise.
Meu email pessoal é
julioadriao@gmail.com
Dga ao teu amorado para falar comigo..dizendo algo como..."oi...sou o namorado da sara...do Blog..."..enfim...bom 2008 proceis.
bjulio
Fiquei feliz por vc ter encontrado o blog.
Então, quando seu site estiver pronto, dá o toque pra eu visitar.
Bom 2008 e que vc continue fazendo muitas peças com esse seu talento.
A partir de abril, estarei no rio para assistir da primeira fileira todas as suas atuações =D
o que eu estava procurando, obrigado
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